domingo, 13 de novembro de 2011

A Subjetividade da Mulher Negra: Um Olhar Alem Aparência*


Texto básico da palestra proferida no Encontro Estadual Mulher,Saúde, Sexualidade e Raça , realizado em Pelotas, no período de 24 a 26 de março de 1995. Painel: Políticas de Saúde Pública e Ações Públicas pela Saúde.
                                      Sandrali de Campos Bueno

         Quero antes cumprimentar a Comissão Organizadora deste encontro e agradecer, especialmente a companheira Regina Nogueira pelo esforço e garra em apostar na capacidade organizativa das mulheres negras. Sinto-me gratificada em poder partilhar, neste painel, da sabedoria negra de Matilde Ribeiro cuja trajetória no Movimento de Mulheres e no Movimento Negro, indiscutivelmente, tem alicerçado a nossa luta em busca de direitos e da liberdade para mulheres e homens da comunidade negra; feliz por poder dividir o tema Saúde Mental com a colega Carmem Oliveira que tem transcendido a ciência na busca de condições dignas na construção de políticas públicas de saúde integral para toda cidadã, todo cidadão deste País; interessada em poder extrair do legado da medicina a questão da sexualidade e saúde abordada pela companheira Elizabeth Zerwes a quem tenho o prazer de estar ao lado esta mesa; orgulhosa em poder transmitir que nesta semana foi criado, em Porto Alegre, através de lei, o Comitê de Estudos e Combate da Mortalidade Materna, tema que também vem sendo estudado pelo Centro de Pesquisas da Universidade Federal de Pelotas. A par de todos estes sentimentos, estou muito emocionada em poder fazer, deste momento, um momento de produção coletiva, de esperança e de desejo de desvendar, com cada uma de vocês, o mistério onde reside o processo de tornar-se mulher negra; ou, quem sabe, negra mulher
          Ao me debruçar sobre o tema que me coube, neste painel, fui desafiada a enfocá-lo a partir da questão da identidade da mulher negra, que por sinal é algo que venho trabalhando, mas sempre me sinto como alguém em busca da decifração de um mistério que transcende as teorias do Movimento Feminista e as bandeiras do Movimento Negro.
          E lá estava eu com uma pilha de livros sobre a construção da identidade do ser mulher. Li Freud, Reich, Lacan, Melanie Klein, Simone de Beauvoir, Marilena Chauí, Marta Suplicy, Focault, Roberto da Matta, Lya Luft, Mariom Zimmer, Winnie Mandela e continuava na minha maratona bibliográfica, buscando ampliar o leque de informações com as quais eu pretendia elaborar algo que fosse consistente do ponto de vista do discurso a ser dividido com vocês. Mas algo me impedia de escrever embora permanecesse com a caneta à disposição.
          De repente meu olhar pousou sobre o “folder” que anunciava o nosso encontro e imediatamente me veio, à mente, uma frase de Martha Suplicy, citada no livro de Reolina S. Cardoso (1994, p.16): “às vezes é mais importante você falar da própria experiência do que falar do que leu nos livros”.
          Naquele momento, decidi não falar do discurso sobre a construção da identidade da mulher negra, discurso que tem se vampirizado e fragmentado nossa energia, nossa sensação, nosso prazer e até mesmo nossa dor, para nos manter caladas impedindo, muitas vezes o desvelamento dos mecanismos que mascaram os conflitos em nome do equilíbrio do poder instituído que é patriarcal e branco.
          E aí é um bom lugar para começar nosso questionamento. E pretendo fazê-lo com a emoção de uma mulher negra, ou seja, a partir da situação cultural, social e estrutural que tem nos impossibilitado de visualizar o problema das relações assimétricas, desiguais que estão contidas na dimensão mais profunda e estruturante da personalidade dos seres humanos, ou seja, a estruturação do Sujeito, a construção do Eu.
         Como não vou me deter no discurso, convido-as, a observarem com transparência, ou seja, “além da aparência”, visualizando e sentindo a representação simbólica que esta colocada no “folder” do nosso encontro: Encontro Estadual Mulher, Saúde, Sexualidade e Raça.
      
   
          São duas figuras de mulheres. A figura da esquerda representa uma mulher branca; a da direita uma mulher negra. Pois bem, a mulher branca está identificada numa postura de avanço; ela está à frente, abre caminho com a mão esquerda e está a um passo à frente. Olha a frente com decisão e estende a mão direita para mulher identificada como negra, que é puxada, que olha para cima como se estivesse sendo conduzida pela tenacidade da mulher branca, mas sem olhar a frente, conduzida “a reboque”. Ora, se a construção do movimento é coletiva e eu assim acredito, as mulheres negras estão, no mínimo, lado a lado, embora nem o movimento feminista, nem o movimento negro consigam traduzir a fala da mulher negra e por isto estamos num processo de forjar nosso próprio conceito.
         Muito mais poderíamos examinar através deste “olhar além”, mas creio que já estamos mobilizadas o suficiente para abordar o processo de identidade da mulher negra como algo que deva ser discutido com profundidade, tendo presente o problema das relações e dos fatos existentes na nossa realidade social, cultural e estruturalmente constituída. Constituição esta que tem nos impossibilitado de visualizarmos, mesmo que inconscientemente, a assimetria e a desigualdade que estão presentes no âmago das nossas relações contextualizadas numa sociedade patriarcal e branca.
          Para tal fundamentarei minha exposição nos livros “Desejo de Mulher”, de Selene Kepler e “É uma Mulher”, de Reolina S. Cardoso, fazendo uma releitura e analisando dados do cotidiano sob a ótica da mulher negra e privilegiando o lugar onde se encontra essa mulher.
          Tomarei como referencia três citações acerca do processo de construção de identidade do Eu:
1- o processo de construção de identidade, para qualquer pessoa, inicia a partir da realidade concreta de seu próprio corpo:
2- o amadurecimento da identidade do Eu é um processo que só se estabelece a partir da relação com o Não-Eu;
3- a condição de tornar-se mulher e, neste caso, uma mulher negra pressupõe o confronto dos aspectos individuais e sociais com os estereótipos construídos a partir de modelos expressados numa sociedade patriarcal e branca.
          Ora, a conscientização do próprio corpo determina uma das primeiras, senão a primeira, representações simbólicas a serem interiorizadas pelo ser humano; entretanto o investimento afetivo da mulher negra em seu próprio corpo se realiza em contraposição a um modelo construído desfavoravelmente aos seus iguais. Explicitando; ao se identificar, o bebê se vê no olhar da mãe que tem a função de enlaçar e espelhar sendo que, através desse processo dinâmico, vão se estabelecendo representações intra e interpsíquicas que culminarão com a identificação do Eu; a criança negra interiorizará uma imagem de si mesma que se refletirá, posteriormente, num espelho social que não lhe dá retorno positivo, através do qual possa dimensionar e solucionar seus conflitos na construção de sua subjetividade.  Isto acrescido da condição de estar num corpo de mulher leva a uma contradição básica de não se identificar através de seu corpo, mas sim da adequação a um modelo gerado por uma invisibilidade socialmente construída e a serviço do poder ideológico da superioridade masculina e branca.
          Essa invisibilidade da mulher negra (e também do homem negro) tem a função de estruturante negativo na construção da subjetividade negra, pois como refere Reolina Cardoso, as vivencias não estão contidas dentro de nós, mas se manifestam relacionadas ao contexto ambiental, situacional e pessoal que encontramos ou que imaginamos. Portanto essa ausência de espelho identificatórios, no cotidiano social brasileiro, dificulta a construção da identidade do Eu da mulher negra. Tudo isso se expressa na concretude do cotidiano da mulher negra, através dos estereótipos construídos pelo que o Outro deseja ou quer, relacionados com os aspectos preconceituosos e discriminatórios que impossibilitam a visualização da conexão entre a singularidade e o condicionamento histórico, entre as subjetividades e o coletivo, entre as diferenças e as desigualdades.
          Ao tentar desvelar um pouco desse mistério da subjetividade da mulher negra, muito mais poderíamos abordar. Porem, meu desejo de mulher negra também é circunscrito como uma angustiosa esperança onde nossa radicalidade se imponha solidariamente, numa troca construtiva de saberes e vivencias. E que essa solidariedade se expresse na busca de políticas públicas ofensivas que criem mecanismos de sustentação e enraizamento de espaços de reflexão estratégicos e táticas de intervenção qualificada que transcendam o senso comum e tenham uma abrangência organizativa, incluindo mulheres negras e brancas, na construção e ampliação do conceito de igualdade.




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Referência bibliográfica:
CARDOSO, Reolina S. ET alii. É uma Mulher. Petrópolis, Vozes, 1994.
KEPLER, Selene Ribeiro. Desejo de Mulher. Petrópolis, Vozes, 1994.

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