terça-feira, 1 de novembro de 2011

A gota retorna ao Oceano

Hoje , às nove horas da manhã , entregamos à Mãe, o corpo do nosso amado Babalorixá Enio D"Oxum Pandá Miuwá.
É uma perda que nos deixa órfãos, mas, podem ter certeza, não nos deixa abandonados. Vivenciaremos nosso luto com dignidade de guerreiros que somos, filhos e filhas de uma majestade que se fez rei pela sabedoria, pela dedicação incondicionavel ao cultos dos orixas da Nação Cabinda. Não reinvindicamos nenhum título de nobreza , mas não permitiremos que ninguem macule nossa bacia. Somos de Cabinda sim, somos de raiz sim e ninguem nos tirará o orgulho de sermos filhos e filhas de Enio d"Oxum, netos e netas de Romario de Oxalá Jobocum Onifan, bisnetos e bisnetas de Madalena d"Oxum Demun, tataranetos e tataranetas de Waldemar d"Xangô Kamuká Barualofina.Eis aí nossos Baba Eguns.

Um comentário:

  1. Parabéns pela "A gota retorna ao Oceano"
    A fé é como uma bússola que direciona os navios incertos para o mar da serenidade.
    Neste momento de despedida, é a fé que nos fortalece, para a continuidade de nosso cotidiano, entregando a Deus os nossos passos e tendo a certeza da existência da vida eterna, na Casa do Grande Orixá, nos braços de mãe Oxum.
    "As pessoas boas não morrem, ficam encantadas”, disse Guimarães Rosa.
    É assim, encantado, que permanece Pai Enio. Seus gestos, sua forma de ser, suas palavras e seus ensinamentos, estão eternizados em nossas mentes, em nossas vidas.
    A lembrança de sua presença, o som de sua voz ficou em nossa memória num murmúrio triste de lamento e saudade.
    Foi personagem da nossa história e por isso dividiremos com ele nossas vitórias.
    Onde está aquele que sorria e caminhava conosco? Há alguns momentos estava no nosso meio, dividindo seus anseios e traçando objetivos. De repente se foi, deixando uma saudade forte e presente.
    Sua despedida nos remete a complexa mistura de pranto e riso. Nosso pranto é de dor e de saudade, mas a lembrança mais forte que Pai Enio nos deixa é de suas brincadeiras, seu riso maroto, seu conhecimento profundo dos fundamentos da religião que tanto foi sua vida, que tantas pessoas ajudou, com seriedade e serenidade.
    Pai Enio, siga em paz, segura na mão de Mãe Oxum! Seja acolhido pelo Grande Pai Oxalá. Sua missão foi cumprida e sua lembrança está eternizada em nossos corações.
    Pai Enio, ouça nossas preces e com elas nutra seu espírito. Você se foi num adeus eterno, mas estará aqui. Lembrado, presente, eterno em nossos corações.
    Como dizia o poeta... “Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração.” E você continuará vivo nas nossas lembranças, na certeza de que algum dia, em algum lugar voltaremos a nos encontrar.

    ResponderExcluir